Candidato de Bolsonaro em Goiânia mente sobre curso superior em Direito na PUC, aponta universidade em ação eleitoral

Fred Rodrigues tem curso de direito questionado pela PUC Goiás

O candidato de Jair Bolsonaro (PL) à Prefeitura de Goiânia, Fred Rodrigues (PL), está envolvido em uma polêmica sobre sua formação acadêmica. Segundo informações da Pontifícia Universidade Católica de Goiás, Fred não concluiu o curso de direito, deixando de cumprir 200 horas de atividades complementares obrigatórias.

Apesar disso, o candidato publicou parte de seu histórico escolar nas redes sociais, afirmando ter concluído o curso e preferido atuar na área digital. A PUC esclareceu que Fred não colou grau e seu cadastro está desativado desde 2013.

Em resposta às acusações, Fred Rodrigues admitiu que sua equipe jurídica errou ao informar à Justiça Eleitoral que ele tinha curso superior completo. Ele afirmou que sempre foi transparente sobre sua situação e explicou que concluiu todas as matérias do curso, mas não as horas complementares.

No entanto, durante um debate na TV Record, Fred respondeu afirmativamente quando questionado se era formado, o que pode configurar crime eleitoral de falsidade ideológica. A disputa entre Fred Rodrigues e Sandro Mabel no segundo turno reflete a influência de seus padrinhos políticos, Bolsonaro e Ronaldo Caiado.

As pesquisas de intenção de voto mostram Mabel à frente, mas a margem de erro é de três pontos percentuais. Fred Rodrigues, com 39 anos, teve um mandato de deputado estadual cassado em 2023 por irregularidades na prestação de contas eleitorais.

Bolsonaro tem dado apoio ativo à campanha de Fred, participando de eventos em Goiânia nos dois turnos. A expectativa é que o presidente retorne à cidade antes da eleição do próximo domingo.

Sair da versão mobile