Brasil busca aumentar financiamento estrangeiro para ação climática na COP 29 em Baku, Azerbaijão, visando avanços e apoio da sociedade civil.

Durante a 29ª Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas (COP 29), o Brasil buscará aumentar o financiamento estrangeiro de fundos para a mitigação e adaptação climática. Essa informação foi revelada durante uma audiência pública na Comissão de Meio Ambiente (CMA) nesta quarta-feira (23), que contou com a participação de representantes do governo federal e da sociedade civil. A delegação brasileira na COP 29 também destacará os avanços do país nesse tema.

A senadora Leila Barros (PDT-DF), presidente da CMA, convocou o debate (REQ 53/2024) para que a comissão conhecesse as perspectivas do Brasil na conferência. A COP 29 está agendada para acontecer em Baku, no Azerbaijão, entre os dias 11 e 22 de novembro.

Leila ressaltou a expectativa de aumento na transferência de recursos para projetos de sustentabilidade nos países em desenvolvimento, provenientes principalmente de nações ricas. No Brasil, por exemplo, o Fundo Amazônia recebe doações e investimentos estrangeiros para a proteção da floresta amazônica. Ela cobrou da delegação brasileira atenção a essa demanda.

Sair da versão mobile