Atleta da rede estadual do Rio de Janeiro garante vaga no Mundial de Corrida de Orientação no Bahrein em 2024.

O jovem atleta de corrida de orientação Henrique Gabriel, de 17 anos, aluno do Colégio Estadual Heitor Lira, na Penha, Zona Norte do Rio, foi classificado para competir no Mundial Gymnasiade Sub-18 2024, que acontecerá de 23 a 31 de outubro no Bahrein. O evento reunirá jovens de mais de 80 países competindo em 18 modalidades esportivas, incluindo natação, atletismo, basquete, ginástica e tênis de mesa. Henrique garantiu sua vaga na seleção brasileira após conquistar uma posição de destaque no ranking final da Federação Brasileira de Corrida de Orientação em 2023, competindo em torneios nacionais, estaduais e regionais.

Henrique, que já tem experiência em competições internacionais, é um dos representantes do Estado do Rio de Janeiro na disputa. Em 2022, ele participou dos Jogos Sul-Americanos no Paraguai, onde conquistou a medalha de prata.

“A expectativa para trazer mais uma medalha para o Brasil está alta. Tenho me dedicado bastante nos treinamentos e, por isso, estou bem confiante de que o ouro está perto de vir,” afirma Henrique Gabriel, cheio de esperança em relação à competição.

Educação e esporte: uma combinação de sucesso

Prestes a realizar mais um sonho em sua jornada como atleta, Henrique acredita firmemente no poder transformador da educação e do esporte. “Sou um exemplo vivíssimo disso. Tenho certeza… ‘ />

A rotina de Henrique é intensa. Ele divide seu tempo entre os estudos e os treinos diários. O atleta faz parte do Programa Forças no Esporte (Profesp), promovido pelo Centro de Educação Física Almirante Adalberto Nunes (Cefan), da Marinha, que incentiva a prática esportiva no contraturno escolar.

Trajetória de sucesso

Desde que começou na corrida de orientação, Henrique Gabriel já coleciona importantes conquistas. Ele foi três vezes campeão brasileiro e campeão sul-americano. Agora, no Mundial Gymnasiade Sub-18, a seleção brasileira de corrida de orientação será composta por oito atletas e dois técnicos, prontos para representar o país no Bahrein.

Sair da versão mobile