Tempestade tropical Oscar deixa seis mortos e graves danos em Guantánamo antes de se afastar de Cuba

A tempestade tropical Oscar, que recentemente foi rebaixada a essa categoria, causou severos danos e resultou em seis mortes na província de Guantánamo, em Cuba. Os ventos fortes e a intensa chuva provocaram estragos significativos antes de se afastar da ilha na noite de segunda-feira.

O presidente Miguel Diaz-Canel anunciou que as forças armadas estão liderando as operações de resgate nas áreas afetadas, especialmente nos municípios de San Antonio del Sur e Imias em Guantánamo. Ele ressaltou que algumas áreas continuam inacessíveis devido aos níveis de inundação sem precedentes.

Os ventos do Oscar destruíram telhados e casas inteiras na cidade de Baracoa, localizada a quase 1.000 quilômetros de Havana. Postes e árvores foram arrancados, e detritos foram espalhados ao longo da costa, conforme relatado pela televisão cubana.

Até o momento, a província de Guantánamo e Santiago de Cuba são as regiões com menor disponibilidade de eletricidade, de acordo com informações divulgadas pela empresa de eletricidade local nesta terça-feira. No oeste da ilha, a cobertura de eletricidade atingiu 95%, enquanto no centro do país permanece entre 40% e 60%.

Situação em Las Tunas

Na região leste de Las Tunas, onde os serviços foram quase totalmente restabelecidos, uma moradora relatou à AFP que teve que cozinhar utilizando lenha nos últimos dias devido à falta de energia elétrica.

Sair da versão mobile