Pesquisa mostra que Lula e Bolsonaro despertam mais associações negativas do que positivas entre eleitores de São Paulo.

Análise Eleitoral – Datafolha revela associações negativas de Lula e Bolsonaro entre eleitores paulistanos

No mais recente levantamento do Instituto Datafolha, os eleitores da cidade de São Paulo revelaram suas associações em relação aos políticos mais proeminentes do momento, o presidente Lula, do Partido dos Trabalhadores (PT), e o ex-presidente Jair Bolsonaro, do Partido Liberal (PL). Os resultados surpreendem ao apontar que ambos despertam mais referências negativas do que positivas entre os paulistanos.

Segundo a pesquisa, quando questionados sobre a primeira coisa que vem à mente quando pensam em Lula, 48% dos entrevistados fazem menções negativas, enquanto 39% mencionam aspectos positivos. Já no caso de Bolsonaro, o cenário é ainda mais desfavorável, com 58% relacionando o ex-presidente a aspectos negativos e apenas 30% a referências positivas.

O levantamento, que contou com 1.204 entrevistas realizadas entre os dias 15 e 17 de outubro, mostrou que as associações são espontâneas, ou seja, os participantes citaram suas primeiras lembranças sem a influência de uma lista de opções predefinidas.

As principais associações negativas para Lula incluem termos como “bandido” ou “ladrão”, “corrupção” e “mentiroso”. Por outro lado, as referências positivas mais comuns são relacionadas a ele ser considerado um “bom presidente” e alguém que “ajuda a população mais pobre”.

No caso de Bolsonaro, as associações negativas frequentemente mencionadas são sua gestão sendo vista como “péssima” e ele sendo considerado “doido” ou “insano”. Entre as referências positivas estão a qualificação de “bom presidente” e a intenção de votar nele.

O estudo também abordou a percepção em relação aos candidatos à Prefeitura de São Paulo, com destaque para o atual prefeito Ricardo Nunes, apoiado por Bolsonaro, e o deputado Guilherme Boulos, endossado por Lula. Nunes é mais associado à gestão, enquanto Boulos é visto como representante de mudança e invasões de propriedades.

Em relação aos candidatos à Prefeitura, Boulos recebe mais associações negativas do que positivas, com destaque para a percepção de desejo de mudança. Já Nunes é lembrado de forma mais positiva, com ênfase em sua gestão.

Consulta completa disponível no site do Datafolha. Registro na Justiça Eleitoral: SP-05561/2024

Sair da versão mobile