Novo protocolo mundial sobre uso de ivermectina, mebendazol e fenbendazol no tratamento do câncer é questionado pela falta de embasamento científico.

O que diz o post

Uma imagem está circulando nas redes sociais com um texto que afirma: “Agora é oficial: Primeiro protocolo oficial sobre ivermectina, mebendazol e fenbendazol no câncer”. A publicação vem acompanhada de uma legenda que menciona a publicação de um protocolo mundial sobre o uso desses medicamentos no tratamento do câncer. O artigo teria sido revisado por pares e lançado em 19 de setembro de 2024, abrindo novas perspectivas no combate à doença.

Por que é distorcido

O artigo existe, mas não há protocolo mundial baseado nele. A publicação mencionada se refere a um artigo da revista canadense “Journal of Orthomolecular Medicine”, que trata de medicina ortomolecular, um tema controverso e sem comprovação científica. Não foi possível encontrar informações em outras fontes que confirmem a alegação do post. Além disso, não há evidências de que o artigo tenha passado por revisão por pares, o que é fundamental para validar resultados científicos.

Revista não é indexada por base de dados de fontes científicas. O Journal of Orthomolecular Medicine não está listado no Medline ou no Scopus, que são bases de dados de publicações científicas reconhecidas internacionalmente. Para ser indexado nessas bases, é necessário atender a critérios rigorosos de qualidade e rigor científico.

Sair da versão mobile