Estudo mostra que jovens da geração Z têm pouco contato com caixas eletrônicos e agências bancárias no Brasil.

Transformações na Relação com o Dinheiro no Brasil

Um estudo recente realizado pelo instituto Ipsos em parceria com o Nubank revelou dados interessantes sobre como diferentes gerações lidam com as novas tecnologias financeiras. No Brasil, 26% dos jovens da geração Z nunca fizeram um depósito no caixa eletrônico, enquanto 16% nunca enfrentaram a fila de um banco e 14% não sabem como realizar um saque no caixa eletrônico.

Entre os membros da geração X, 24% nunca utilizaram um cartão de crédito virtual e 23% não estão familiarizados com o funcionamento de uma carteira virtual. Já para os baby boomers, a ideia de uma carteira virtual é algo inusitado para 48% deles, e 47% nunca mexeram com um cartão de crédito virtual.

O estudo, intitulado “A nova relação com o dinheiro”, foi apresentado em São Paulo durante o Summit de Impacto Financeiro, sediado pelo Nubank. Participaram da pesquisa 1.800 pessoas das gerações Z, millennials, X e baby boomers do Brasil, Colômbia e México, países onde o banco atua.

Na análise dos dados, verificou-se que 4% dos entrevistados brasileiros são da classe A, 30% da classe B e 66% da classe C, com equilíbrio entre homens e mulheres. As faixas etárias variam, sendo a maioria de 18 a 34 anos. O estudo foi realizado entre 20 e 30 de setembro, com uma margem de erro de 4 pontos percentuais.

Durante a apresentação do estudo, Lívia Chanes, presidente do Nubank Brasil, brincou sobre a diferença de gerações e como a tecnologia tem moldado novos hábitos financeiros. Ela destacou a mudança de paradigma, onde os aplicativos de banco e o internet banking se tornaram o principal meio de interação das pessoas com seu dinheiro.

Folha Mercado

Receba no seu email o que de mais importante acontece na economia; aberta para não assinantes.

O estudo também revelou que 74% dos brasileiros se sentem seguros para realizar transações financeiras online, sendo 66% dos pagamentos feitos via aplicativos de conta digital. Para consultar saldo e extratos, 66% preferem os aplicativos e 35% o internet banking.

Sair da versão mobile