Cancelamento de viagem de Lula à Rússia gera conversa com Putin e participação por videoconferência na Cúpula do Brics.

Na manhã desta terça-feira (22), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva teve uma conversa por telefone com o presidente russo Vladimir Putin. A pauta da ligação foi o cancelamento da viagem de Lula à Kazan, na Rússia, onde participaria da Cúpula de Líderes do Brics, bloco de países emergentes do qual o Brasil faz parte.

Segundo nota da Presidência da República, os dois presidentes lamentaram a impossibilidade de Lula estar presente pessoalmente na cúpula e concordaram em fazer arranjos para que ele participe por videoconferência. O evento, que se inicia hoje e vai até quinta-feira (24), contará com a representação do Brasil pelo ministro das Relações Exteriores, Mauro Viera.

A nota divulgada pela Presidência informou que Putin manifestou preocupação com o estado de saúde de Lula, uma vez que o presidente brasileiro sofreu um acidente doméstico no último sábado (19), quando caiu no banheiro da residência oficial, no Palácio da Alvorada, e precisou levar cinco pontos na região da nuca. A equipe médica recomendou que Lula evite viagens de longa distância por precaução.

Neste momento, o presidente brasileiro passará por novos exames para definição de sua agenda nos próximos dias, incluindo possíveis viagens. Estava previsto o retorno de Lula da Rússia para participar dos atos de campanha no estado de São Paulo, por ocasião do segundo turno das eleições municipais, e exercer o voto em São Bernardo do Campo, onde possui domicílio eleitoral.

Além disso, Lula tem uma viagem agendada para Cali, na Colômbia, onde participará da conferência das Nações Unidas sobre biodiversidade até o dia 1° de novembro. A agenda do presidente segue sujeita a alterações devido ao seu estado de saúde.

Sair da versão mobile