Repressão do governo deixa 27 mortos e mais de 2.400 detidos em manifestações da oposição, denunciam familiares.

Manifestações da oposição deixam 27 mortos e mais de 2.400 detidos

No cenário político conturbado do país, as manifestações da oposição resultaram em 27 mortes, incluindo dois militares, e mais de 2.400 detidos. Os familiares dos detidos estão denunciando que seus filhos tiveram a defesa privada negada e estão sofrendo maus-tratos para forçá-los a confessar supostos laços com a oposição, que por sua vez alega fraude eleitoral.

“Não há nada que os incrimine”, desabafou Katherine Martínez, mãe de uma adolescente de 17 anos detida em Valência (centro) por compartilhar mensagens e memes políticos em um grupo de WhatsApp. Em um apelo ao presidente, Martínez pediu compaixão, lembrando-o de que também é pai e que as detidas não são terroristas.

Além disso, os familiares estão solicitando a autorização para que uma equipe do Unicef visite as prisões, a fim de verificar as condições de reclusão e oferecer atendimento médico e psicológico aos detidos.

“Pedimos que nos ajudem, que se mobilizem, pois todos os direitos dos adolescentes foram violados”, declarou Nérida Ruíz, mãe de um jovem de 16 anos detido em Caracas após um saque durante as manifestações. Ela nega veementemente a participação de seu filho no incidente.

Sair da versão mobile