Presidente passa por nova bateria de exames após pequena hemorragia cerebral; agenda oficial não foi divulgada.

O presidente está bem e deverá ficar no Alvorada nesta segunda. A agenda oficial do presidente não foi divulgada e não há previsão de compromissos.

Ele também deverá refazer exames nesta semana, para acompanhamento do quadro, mas não hoje. Segundo o cardiologista Roberto Kalil Filho, o presidente teve uma pequena hemorragia cerebral e é preciso avaliar o possível surgimento de novos sangramentos.

“É um quadro em que exames deverão ser repetidos durante a semana”, disse Kalil. Segundo o médico, o presidente pode ter atividades normais, mas ficará em observação pelos próximos dias. “Qualquer sangramento cerebral pode aumentar nos dias subsequentes”, disse, em entrevista à GloboNews neste domingo.

Como foi o acidente

A região occipital está localizada na parte de trás do crânio, na base da cabeça. Internamente, ao se falar da parte cerebral, é uma área crucial para a visão, explica o neurocirurgião Jamil Farhat Neto. “É onde está localizado o córtex visual do cérebro, que processa as informações visuais enviadas pelos olhos. Um trauma de alto impacto nessa região pode afetar a visão ou causar sintomas como tonturas e dores de cabeça”, ele diz.

Já um ferimento corto-contuso é produzido por uma contusão (machucado) que vai cortar a pele. Guilherme Torezani, neurologista do Hospital Icaraí, acrescenta que, nesses casos, a lesão é provocada por um objeto não afiado. “Ocorre, por exemplo, se você bate a cabeça na quina de uma mesa ou no meio-fio”, exemplifica.

Sair da versão mobile