Presidente Lula conversará por telefone com Vladimir Putin após acidente doméstico e cancelamento de viagem a cúpula do Brics.

Presidente Lula conversa com Vladimir Putin por telefone

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) terá uma conversa por telefone na manhã desta terça-feira (22) com o homólogo russo, Vladimir Putin.

Após o cancelamento de última hora de sua viagem a Kazan, na Rússia, devido a um acidente doméstico, Lula marcou a conversa oficialmente em sua agenda.

Lula embarcaria para Kazan no domingo (20) para participar da cúpula de chefes de Estado do Brics, bloco que reúne originalmente Brasil, Rússia, China, Índia, África do Sul. No entanto, o presidente sofreu uma queda no banheiro na noite anterior à viagem, batendo a cabeça e levando pontos devido a uma hemorragia.

O acidente doméstico foi descrito por Lula como grave, mas sem afetar a parte mais delicada da cabeça. Ele mencionou que a equipe médica precisará de alguns dias para avaliar os danos causados pela batida.

Esta seria a primeira vez que Lula se reuniria com Vladimir Putin desde o início de seu terceiro mandato em janeiro de 2023.

O telefonema acontecerá por volta de 9h30 e Lula pretende justificar sua ausência na cúpula do Brics, reafirmando seu compromisso com o bloco e com a busca pela paz no Leste Europeu.

O Brasil e a China elaboraram uma proposta de paz para encerrar o conflito entre Rússia e Ucrânia, que inclui a realização de uma conferência internacional com participação igualitária de todas as partes relevantes e a rejeição ao uso de armas de destruição em massa.

No entanto, a proposta foi rejeitada pelo presidente da Ucrânia e por aliados de Kiev no Ocidente, que consideram que a abordagem sino-brasileira premia a Rússia e autoriza Vladimir Putin a anexar territórios ocupados.

Sair da versão mobile