Eleitorado de São Paulo é menos religioso do que a média nacional, aponta pesquisa Datafolha. Umbanda e candomblé ganham espaço nas urnas.

Eleitorado paulistano se mostra menos religioso que a média nacional

Uma pesquisa recente do Datafolha revelou que o eleitorado da cidade de São Paulo, que irá às urnas no próximo domingo (27), apresenta características religiosas diferentes da média do país. Segundo o levantamento, os paulistanos são menos religiosos e contam com um número maior de seguidores de umbanda, candomblé e espiritismo.

Cidade de Deus

Entre os moradores da capital paulista, 16% afirmam não ter religião, enquanto no Brasil esse percentual é de apenas 10%. Além disso, 5% se declaram espíritas (contra 2% no país) e 4% são adeptos da umbanda (contra 2% da população brasileira).

Cidade 2

O estudo também apontou que 41% dos paulistanos são católicos, o que representa uma porcentagem inferior aos 49% da média nacional. Já os evangélicos correspondem a 23% dos eleitores da cidade (contra 27% no país).

Cidade 3

Na faixa etária mais jovem, a diferença entre as crenças é ainda menor: 25% dos jovens entre 16 e 24 anos afirmam não ter religião, mesmo índice dos que têm entre 25 e 34 anos.

Cidade 4

Os evangélicos são maioria entre os jovens (30%), seguidos pelos católicos (23%) e pelos umbandistas (6%).

Cidade 5

Durante a campanha eleitoral em São Paulo, os principais candidatos mantiveram agendas com lideranças religiosas, destacando-se as reuniões de Ricardo Nunes (MDB) com líderes evangélicos e a aproximação de Guilherme Boulos (PSOL) com o mesmo grupo. Apesar disso, a religião foi abordada de forma secundária na campanha.

Bilheteria

No mundo do cinema, a cineasta Petra Costa exibiu seu novo documentário, “Apocalipse nos Trópicos”, na 48ª Mostra Internacional de Cinema em São Paulo, na semana passada. Além disso, outras produções como “Precisamos Falar”, estrelado por Marjorie Estiano, e “Malu”, com Carol Duarte, Yara de Novaes e Juliana Carneiro da Cunha, também foram apresentadas no evento.

com BIANKA VIEIRA, KARINA MATIAS e MANOELLA SMITH

Sair da versão mobile