Presidente Lula cancela viagem para Cúpula do Brics na Rússia por orientação médica, participará por videoconferência

O presidente Lula cancela viagem para Cúpula do Brics por recomendação médica

O presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, teve que cancelar sua participação na Cúpula do Brics, que aconteceria em Kazan, na Rússia. De acordo com informações do Palácio do Planalto, a decisão foi tomada por orientação médica, devido a um impedimento temporário para viagens de avião de longa duração.

Em vez de comparecer pessoalmente ao evento, Lula irá participar da Cúpula do Brics por meio de videoconferência. Além disso, ele manterá sua agenda de trabalho normal nesta semana em Brasília, no Palácio do Planalto.

O presidente brasileiro deveria embarcar às 17 horas deste domingo, 20, de Brasília para a Rússia. O Itamaraty já havia adiantado que o principal tema da reunião seria a criação de uma categoria de países parceiros do bloco, após a inclusão de novos membros plenos na cúpula de Joanesburgo, em 2023.

Na ocasião, Arábia Saudita, Irã, Emirados Árabes, Etiópia e Egito se juntaram ao Brics, que até então era composto apenas por Brasil, Rússia, Índia e África do Sul. Vale ressaltar que o Brasil assumirá a presidência do Brics em 2025 e deve focar suas atividades no primeiro semestre, devido à realização da Conferência do Clima em Belém, marcada para novembro do próximo ano.

Sair da versão mobile