Presidente Lula cancela viagem para Cúpula Brics após queda e levando cinco pontos na cabeça, participará por videoconferência

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva tomou a decisão de cancelar sua viagem à Kazan, na Rússia, para participar da 16ª Cúpula de líderes do Brics devido a um incidente que resultou em sua queda e na necessidade de cinco pontos na cabeça. No sábado (19), o presidente sofreu o acidente, que não foi considerado grave pela equipe médica do Hospital Sírio-Libanês em Brasília, responsável por seu atendimento.

O boletim médico divulgado pelo hospital informou que Lula está apto a continuar suas atividades normalmente, no entanto, por precaução, foi recomendado que evitasse viagens de longa distância. O presidente foi orientado a seguir as instruções dos médicos Roberto Kalil Filho e Ana Helena Germoglio, que estão acompanhando seu quadro de saúde.

A viagem do presidente para a Rússia estava programada para o dia 20, com embarque às 17h, mas agora será realizada por videoconferência conforme divulgado pela Presidência da República. Este será o primeiro encontro do Brics com os novos países-membros do bloco, como a Arábia Saudita, Egito, Irã, Etiópia e Emirados Árabes.

A reunião, que ocorrerá de 22 a 24 de outubro, abordará temas como a criação de um modelo de adesão aos Brics para países parceiros, a crise no Oriente Médio, operações políticas e financeiras dentro do bloco, além de relatórios do Novo Banco de Desenvolvimento e da Aliança Empresarial das Mulheres. Com a presença confirmada de 32 países e 24 líderes de Estado, o encontro também promete fortalecer o multilateralismo em prol do desenvolvimento global justo e seguro.

Vale ressaltar que a presidência do Brics passará para o Brasil no próximo ano, com um mandato rotativo de um ano no comando do bloco econômico.

Sair da versão mobile