Consumo excessivo de ultraprocessados leva a sintomas alarmantes, aponta autor em entrevista ao podcast A Hora do UOL.

Em uma entrevista exclusiva ao podcast A Hora do UOL, o renomado médico britânico Chris Tulleken compartilhou sua experiência ao se submeter a um desafio inusitado: ingerir a quantidade média de ultraprocessados consumida por um quinto da população do Reino Unido e dos Estados Unidos. Tulleken, que inicialmente não via o desafio como algo heroico, foi surpreendido pelos impactos que essa dieta teve em sua saúde e bem-estar.

O termo “ultraprocessado” foi cunhado pelo pesquisador brasileiro Carlos Monteiro e engloba alimentos produzidos a partir de ingredientes artificiais como emulsificantes, texturizantes, aromatizantes e corantes, que imitam alimentos reais, mas não o são. Tulleken descreveu a sensação de consumir um sorvete de morango que na verdade não continha morango, leite ou creme de leite, mas sim uma série de aditivos químicos e açúcar.

Ao longo das semanas em que seguiu essa dieta, Tulleken relatou diversas mudanças em seu corpo. Desde aumento da sede devido ao excesso de sódio presente nos ultraprocessados até problemas intestinais, hemorroidas e dificuldades para dormir. O médico chegou a ganhar seis quilos e percebeu um descontrole nos hormônios da fome e da saciedade, além de uma forte ambivalência entre o desejo de consumir alimentos ultraprocessados e a repulsa ao conhecer mais sobre sua produção.

Ele concluiu que a indústria de ultraprocessados atua de maneira estratégica para garantir um consumo cada vez mais elevado, desde embalagens atrativas, propagandas persuasivas até acordos influenciadores e pesquisadores. Tulleken alertou que os consumidores muitas vezes são manipulados por essa indústria, que visa lucro e não a saúde dos indivíduos.

Ao lançar seu livro na Inglaterra, Tulleken temia represálias das grandes redes de fast food mencionadas na obra, porém, foi surpreendido por um convite do McDonald’s para ser embaixador de alimentação e nutrição. Essa experiência apenas reforçou sua teoria sobre o poder e influência da indústria de ultraprocessados.

Escute a íntegra do podcast A Hora

Podcast A Hora, com José Roberto de Toledo e Thais Bilenky

A Hora é o novo podcast de notícias do UOL, com os jornalistas Thais Bilenky e José Roberto de Toledo. O programa vai ao ar todas as sextas-feiras pela manhã nas plataformas de podcast e à tarde no YouTube.

Sair da versão mobile