António Guterres pede investimento significativo no Fundo Quadro Global para a Biodiversidade durante a COP16 em Cali, Colômbia.

O Secretário-Geral da ONU insta nações a investir no Fundo para Biodiversidade

O secretário-geral da Organização das Nações Unidas (ONU), António Guterres, fez um apelo neste domingo durante a COP16 – Conferência das Nações Unidas sobre Biodiversidade, realizada em Cali, Colômbia. Guterres pediu que as nações presentes façam um “investimento significativo” no Fundo Quadro Global para a Biodiversidade (GBFF), criado com o objetivo de conservar e restaurar a natureza.

Em mensagem de vídeo enviada aos delegados da conferência, Guterres ressaltou a importância de sair de Cali com compromissos concretos em relação ao investimento no GBFF. Ele destacou a necessidade de mobilizar outras fontes de financiamento, tanto públicas quanto privadas, para garantir a preservação da biodiversidade no planeta.

A COP16 terá início nesta segunda-feira, 21 de outubro, e segue até o dia 1º de novembro. Durante o evento, representantes de diversos países irão discutir medidas e acordos para enfrentar os desafios relacionados à perda de diversidade biológica e aos impactos das atividades humanas sobre os ecossistemas naturais.

O apelo de Guterres reforça a urgência de ações concretas no combate à crise ambiental global, que têm sido evidenciadas por relatórios recentes sobre a escalada do desmatamento, das mudanças climáticas e da perda de habitats naturais em todo o mundo. A conservação da biodiversidade é essencial para garantir a sustentabilidade do planeta e o bem-estar das futuras gerações.

Sair da versão mobile