Recordistas em tentativas de prefeito de São Paulo: Luiza Erundina, Paulo Maluf e Levy Fidelix se destacam com cinco eleições cada

Políticos em busca do comando de São Paulo

Noventa e dois políticos tentaram ou tentam chegar ao comando da maior cidade do país, de 1985 a 2024. Destacando-se dentro desse grupo, três figuras se sobressaem pelo número de tentativas, cinco vezes cada uma.

Luiza Erundina (PSOL), com 89 anos, Paulo Maluf (PP), com 92 anos, e Levy Fidelix (PRTB), que faleceu em 2021 aos 69 anos, são os recordistas de tentativas de se tornarem prefeitos de São Paulo através do voto direto.

Erundina, que continua ativa como deputada federal, obteve sucesso logo em sua primeira tentativa, em 1988, quando ainda era filiada ao PT. Ela derrotou Maluf e se tornou a primeira mulher e a primeira esquerdista a comandar a capital paulista.

Nas tentativas posteriores, em 1996, 2000, 2004 e 2016, entretanto, Erundina não obteve sucesso. Em 2020, foi vice na chapa de Guilherme Boulos (PSOL) que também saiu derrotada.

Já Pablo Maluf foi prefeito e governador biônico durante a ditadura militar. Ele conquistou o cargo de prefeito em 1992, superando Eduardo Suplicy (PT) após ter sido derrotado por Erundina em 1988. A popularidade adquirida durante seu mandato lhe permitiu eleger seu sucessor, o então secretário de finanças, Celso Pitta.

Maluf manteve-se na vida política disputando as eleições municipais de 2000, 2004 e 2008, obtendo seu pior resultado em 2008 com apenas 5,9% dos votos válidos. Em 2012, selou um acordo com o PT e apoiou a candidatura de Fernando Haddad. No entanto, desde 2018, Maluf está fora da vida pública e vive recluso em sua residência em São Paulo.

Já Levy Fidelix, fundador do PRTB, nunca foi eleito em suas diversas tentativas para os cargos de prefeito, vereador, deputado federal, governador e presidente da República. Em 2024, seu partido tentou levar ao comando da cidade o ex-coach Pablo Marçal, que acabou em terceiro lugar.

É interessante observar como esses políticos marcaram a história de São Paulo através de suas tentativas de conquistar o cargo de prefeito da maior cidade do Brasil.

Sair da versão mobile