Mais de 900 mil estudantes realizam a 2ª fase da 19ª Obmep neste sábado, em competição nacional de matemática.

Neste sábado (19), mais de 900 mil estudantes dos ensinos fundamental e médio estarão realizando as provas da 2ª fase da 19ª Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (Obmep). Os classificados na primeira etapa da competição terão três horas para realizar a prova, que terá início às 14h30 (horário de Brasília).

Os locais das provas estão disponíveis no site oficial da Olimpíada, sendo separados por unidade da federação e escolas participantes. Neste ano, a Obmep registrou um recorde de instituições de ensino participantes, com 56.516 escolas em 5.564 municípios do Brasil, abrangendo quase todas as cidades do país. A primeira etapa, realizada em 4 de junho, contou com a participação de 18,5 milhões de alunos de todas as regiões do Brasil.

A segunda fase da competição é composta por seis questões discursivas, adequadas a cada nível de ensino. Os participantes podem realizar a prova com lápis ou caneta esferográfica azul ou preta, e é necessário apresentar um documento de identificação legível, como a carteira de identidade, a certidão de nascimento ou a carteira escolar.

A Obmep recomenda que os estudantes cheguem ao local da prova com pelo menos 30 minutos de antecedência. Em caso de dúvidas, os participantes podem entrar em contato por telefone com a organização da Obmep.

Os premiados serão divulgados no dia 20 de dezembro deste ano, recebendo um total de 8.450 medalhas nacionais, além de 50 mil menções honrosas pela participação na disputa. Os alunos que conquistarem medalhas nacionais serão convidados a participar do Programa de Iniciação Científica Jr. (PIC), que busca despertar a vocação científica dos estudantes e prepará-los para um possível desempenho acadêmico relacionado à matemática.

A Obmep é considerada a maior olimpíada do conhecimento do país, destinada a estudantes do 6º ano do ensino fundamental ao terceiro ano do ensino médio. Realizada anualmente em duas fases, a competição é custeada com recursos do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) e do Ministério da Educação (MEC).

Além disso, os estudantes que participam da Obmep podem acessar gratuitamente o portal da competição, que oferece conteúdos como videoaulas, apostilas, exercícios, problemas resolvidos, testes e aplicativos. Os estudantes também têm a oportunidade de acompanhar seu histórico, testes de avaliação e certificados de participação. Já os professores podem utilizar o portal para orientar seus alunos e acompanhar seu desempenho.

Sair da versão mobile