Gabinete de crise é instalado no Palácio dos Bandeirantes para monitorar possíveis impactos da chuva intensa na região metropolitana.

Gabinete de crise foi instalado no Palácio dos Bandeirantes às pressas para monitorar chuva.

O governo teme que o mesmo problema que ocorreu na semana passada, quando milhares de pessoas ficaram sem energia, volte a acontecer neste fim de semana.

Sábado começou com tempo fechado na capital

O sábado começou com tempo fechado, chuviscos isolados e termômetros oscilando em torno dos 17,3°C durante a madrugada. As estações meteorológicas da Prefeitura de São Paulo indicam que as temperaturas mínimas chegaram aos 15,5°C no extremo sul da cidade, enquanto a região central registrou 18,3°C.

A propagação da frente fria mantém o céu com muita nebulosidade no decorrer do dia. Há condições para chuvas variando de fraca a moderada intensidade, principalmente no período da tarde. As temperaturas entram em declínio, com máximas que não devem superar os 21°C e mínimas que podem chegar aos 16°C no período da noite.

Defesa Civil segue monitorando a situação. “Pode chover um pouco menos na capital e na região metropolitana, com menos severidade, mas o alerta está em vigência ainda. Nós seguimos monitorando porque nós temos essas áreas que podem ter volumes de chuva mais expressivos e podem ter também rajadas de vento”, explicou o capitão Roberto Farina, diretor de comunicação da Defesa Civil.

Deslizamento e inundações

O Cemaden (Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais) aponta para o risco alto e moderado de deslizamento de terra. O órgão também prevê enxurradas e inundações de córregos urbanos, tanto no sábado (19), como no domingo (20), para algumas regiões de SP, RJ e MG. A previsão para este final de semana é de queda de fortes temporais em partes do Sudeste.

Sair da versão mobile