Escalada de violência no Oriente Médio: bombardeios de Israel matam 35 em Gaza e avançam sobre hospitais em conflito com Hamas.

Israel intensifica ataques em Gaza e Líbano

No meio de uma escalada de violência, Israel realizou recentemente uma série de ataques contra o grupo militante palestino Hamas em Gaza e o Hezbollah no Líbano. As autoridades de saúde de Gaza reportaram que os bombardeios israelenses resultaram na morte de pelo menos 35 pessoas e um cerco foi intensificado em torno de três hospitais na região.

As promessas de Israel e de seus inimigos Hamas e Hezbollah de continuarem lutando colocaram em cheque a possibilidade de uma trégua na região. A morte do líder do Hamas, Yahya Sinwar, na quarta-feira, aumentou as tensões e fez com que as esperanças de paz se dissipassem rapidamente.

De acordo com autoridades, diplomatas e outras fontes, Israel está buscando intensificar suas operações militares visando proteger suas fronteiras e impedir que seus rivais se reagrupem. Com as eleições se aproximando nos EUA, a situação na região se torna ainda mais volátil.

No último sábado, aviões israelenses lançaram panfletos sobre o sul de Gaza com a mensagem “O Hamas não governará mais Gaza”, em uma demonstração de força e determinação por parte de Israel. Enquanto isso, no sul de Beirute, os ataques pesados deixaram espessas nuvens de fumaça pairando sobre a cidade durante a noite.

Os ataques israelenses tiveram como alvo várias instalações de armazenamento de armas do Hezbollah e um centro de comando do quartel-general da inteligência do grupo, segundo informações dos militares de Israel.

Sair da versão mobile