Chuvas causam falta de energia em mais de 138 mil imóveis na capital e Região Metropolitana de São Paulo

Chuvas do sábado deixam milhares sem energia em SP

No último sábado, 19 de outubro, as chuvas fracas e moderadas que atingiram a capital e Região Metropolitana de São Paulo causaram transtornos para cerca de 138 mil imóveis que ficaram sem energia elétrica. Segundo dados da concessionária Enel, por volta das 14 horas houve um pico de clientes sem luz, porém, ao longo da noite, esse número foi reduzido para 37 mil imóveis, concentrados principalmente em São Bernardo do Campo e Diadema.

Os bairros mais afetados na capital foram Pinheiros, Vila Andrade, Jabaquara e Santo Amaro, nas zonas sul e oeste da cidade. A Enel informou que suas equipes estão trabalhando para atender as 700 ocorrências de falta de energia na Região Metropolitana, com um contingente de 2,4 mil profissionais mobilizados.

Além disso, a concessionária passou a informar em seu site o total de clientes sem energia elétrica em sua área de concessão, com atualizações diárias entre 7h e 23h. No entanto, vale ressaltar que a agilidade no restabelecimento da energia tem sido alvo de críticas, principalmente após o apagão causado pelo temporal do dia 11 de outubro, que afetou mais de 3 milhões de imóveis e levou dias para ser totalmente solucionado.

O ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, enviou um ofício à Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) solicitando a atuação da Enel Distribuição São Paulo diante dos eventos climáticos previstos. O governo federal também abriu um processo disciplinar contra a empresa, devido à demora na reação a situações críticas e a redução de investimentos.

A Enel, por sua vez, alega cumprir os requisitos contratuais e não vê motivos para a perda da concessão. No entanto, enfrentou problemas semelhantes em Goiás e acabou transferindo a concessão no estado após pressão do governo local por falhas no fornecimento de energia.

Diante disso, a empresa italiana está sob escrutínio e precisará melhorar sua atuação para evitar novas penalidades e manter a confiança dos clientes e autoridades.

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