Baixo desempenho em matemática: 82% dos alunos do ensino fundamental da rede pública não são proficientes no 9º ano em 2019.

Jornal Nacional – Desafios da Educação no Brasil

No ano de 2019, os resultados da Prova Brasil revelaram que 82% dos estudantes do ensino fundamental da rede pública não alcançaram o nível mínimo de proficiência em matemática no 9º ano. Esses dados alarmantes refletem a situação precária da educação no país.

Conforme determina a nossa Constituição, a educação deve ser de qualidade, obrigatória e gratuita dos 4 aos 17 anos, abrangendo desde a pré-escola até o ensino médio. No entanto, os números da Prova Brasil mostram que ainda há um longo caminho a percorrer para alcançar esse ideal.

O financiamento da educação é essencial para garantir um ensino de qualidade a todos os brasileiros. O Fundeb, responsável por distribuir cerca de 63% dos recursos para a educação básica, não é suficiente para suprir todas as necessidades do sistema de ensino.

Manter um fundo de longo prazo, que possibilite economias nos períodos de alta arrecadação para serem utilizadas nos momentos de menor receita, é fundamental para assegurar a continuidade do ensino. No entanto, a legislação atual impede que os recursos arrecadados pelo Fundeb sejam acumulados para períodos futuros, o que cria dificuldades para garantir a estabilidade financeira das escolas e dos professores.

A educação não é sazonal, portanto, é necessário repensar os mecanismos de financiamento para atender às necessidades de longo prazo do setor. É urgente implementar ferramentas financeiras mais adequadas à natureza permanente da educação, a fim de garantir o direito à educação de qualidade para todos os estudantes.

Em resumo, os desafios da educação no Brasil são grandes e demandam ações efetivas para melhorar os resultados e garantir um futuro promissor para as próximas gerações. A reformulação do financiamento da educação é um passo crucial nesse processo de transformação do sistema educacional brasileiro.

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