Retorno de Donald Trump à Casa Branca não afetará financiamentos do Banco Mundial para combate às mudanças climáticas, diz presidente da instituição.

Retorno de Trump à Casa Branca não afetará financiamentos do Banco Mundial para mudanças climáticas

Em entrevista à AFP, o presidente do Banco Mundial (BM), Ajay Banga, afirmou que um eventual retorno de Donald Trump à Casa Branca não terá impacto nos financiamentos para o combate às mudanças climáticas. De acordo com Banga, a instituição já atingiu seus objetivos nessa área e a adaptação ao aquecimento global é um tema transparente nos Estados Unidos.

O presidente do BM destacou que seu compromisso era de que 45% dos financiamentos do Banco por meio do Bird e da AIF fossem direcionados para a questão climática até 2025. Atualmente, o percentual está em 44% e a expectativa é de que seja superado. Portanto, Banga enfatizou que esse não será um tema relevante nas eleições de novembro deste ano.

“Basta ver o que acontece no país”, pontuou o executivo, fazendo referência aos danos causados pelos furacões Helene e Milton no sudeste dos Estados Unidos. Ele ressaltou que a reconstrução após esses desastres naturais será feita de maneira mais inteligente, seguindo a ideia de adaptação ao clima. Banga ainda declarou que não enxerga um governo que vá questionar essa abordagem.

Por: Jornalista

Sair da versão mobile