Projeto de Lei aprovado garante disponibilidade de peças de reposição em compras públicas para otimizar recursos.

18/10/2024 – 12:20

Vinicius Loures/Câmara dos Deputados

Laura Carneiro: medida otimiza o uso dos recursos públicos

A Comissão de Finanças e Tributação da Câmara dos Deputados aprovou, nesta quinta-feira (18), o Projeto de Lei 2699/24, que tem como objetivo garantir que o planejamento das compras públicas leve em consideração a disponibilidade de peças de reposição, manutenção e assistência técnica. A proposta busca otimizar o uso dos recursos públicos, evitando gastos excessivos com equipamentos que não possuam suporte adequado.

De acordo com o projeto, os órgãos públicos terão que proibir a aquisição de marcas ou modelos de produtos que não atendam aos requisitos de disponibilização de peças de reposição e assistência técnica. Além disso, será exigido um tempo mínimo de comercialização da marca ou modelo no país, visando garantir a qualidade e durabilidade dos equipamentos adquiridos.

A relatora da proposta, deputada Laura Carneiro (PSD-RJ), ressaltou que o projeto não acarreta impactos financeiros adicionais. Segundo a parlamentar, a exigência de disponibilidade de peças de reposição e serviços de manutenção é fundamental para assegurar o funcionamento adequado dos equipamentos públicos, bem como a continuidade das atividades do Estado.

Próximos passos
O PL 2699/24 seguirá agora para análise na Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJ), em caráter conclusivo. Para se tornar lei, ainda precisará ser aprovado pelo Senado.

Reportagem – Luiz Gustavo Xavier
Edição – Natalia Doederlein

Sair da versão mobile