Lula faz maratona eleitoral no ABC em busca de impulsionar petistas no segundo turno das eleições municipais.

O presidente Lula faz maratona eleitoral no ABC paulista

O presidente Lula (PT) está realizando uma intensa agenda de eventos eleitorais na noite desta sexta-feira (18) na região do ABC paulista, com o objetivo de impulsionar candidatos petistas no segundo turno da eleição. O Grande ABC é um reduto do PT e uma região estratégica para o partido, porém no primeiro turno impôs algumas derrotas simbólicas a Lula, incluindo São Bernardo do Campo, seu domicílio eleitoral, chamado de “cinturão vermelho” devido à concentração de militância petista.

Um dos destaques do primeiro turno na região foi a disputa em Diadema, onde o atual prefeito José de Fillippi Júnior (PT) enfrentou Taka Yamauchi (MDB), obtendo 45% dos votos contra 47% do adversário. Fillippi, que foi tesoureiro da campanha de Lula em 2006 e retornou ao poder depois de 12 anos, tenta se reeleger.

Nesta sexta-feira, Lula aproveitou para criticar o ex-presidente Jair Bolsonaro, cujos apoiadores endossam a candidatura do rival do PT em diversas cidades. “No Brasil, parece que não havia governo. Tinha uma praga de gafanhoto que destruiu tudo o que a gente tinha feito”, afirmou Lula, reforçando suas críticas ao governo atual.

Antes de sua passagem pelo ABC paulista, Lula esteve em São Paulo, onde lançou uma ação voltada ao empreendedorismo, alinhada com as propostas de Guilherme Boulos (PSOL), candidato apoiado por ele na capital paulista. Em seguida, o ex-presidente seguiu para Mauá, aonde fará campanha para o prefeito Marcelo Oliveira (PT).

Em São Bernardo do Campo, que foi o epicentro do movimento sindical liderado por Lula, o candidato petista Luiz Fernando Teixeira obteve apenas 23% dos votos, ficando em terceiro lugar na disputa eleitoral.

Sair da versão mobile