Como reforço ao policiamento já em ação para resolver disputas territoriais entre facções criminosas na região, o corredor da Estrada do Itanhangá receberá diariamente 48 policiais, 10 viaturas e 16 motocicletas do Batalhão Tático de Motociclistas. O reforço no policiamento irá permanecer por tempo indeterminado, visando garantir o direito de ir e vir dos cidadãos.
Além do aumento no policiamento ostensivo, a área de inteligência da corporação continuará monitorando possíveis movimentações de criminosos. Na última semana, em quatro comunidades da região do Itanhangá, a polícia militar apreendeu seis armas de fogo, incluindo três fuzis, 26 artefatos explosivos, munições e drogas.
O governador Cláudio Castro afirmou que o Estado não irá recuar diante das ações criminosas. As apreensões de armas, a resposta rápida da Polícia Militar para desobstruir as vias públicas e o reforço no policiamento demonstram o empenho do governo em garantir a paz na região. Durante as operações policiais, os criminosos chegaram a sequestrar ônibus e atravessá-los na Estrada do Itanhangá, obrigando motoristas e passageiros a desembarcar.
Em uma tentativa de impedir a ação da PM na zona norte da cidade, bandidos do Complexo da Pedreira em Costa Barros também utilizaram ônibus para fechar vias públicas. Os criminosos chegaram a atacar as equipes da Polícia Militar a tiros, resultando em um policial ferido por estilhaço no pescoço e um civil também ferido. As ações criminosas foram rapidamente neutralizadas e as vias foram liberadas.