Crise de energia em São Paulo chega ao fim, diz Enel
A empresa Enel, responsável pelo fornecimento de energia à cidade de São Paulo, anunciou, nesta quinta-feira (17), que a crise causada por uma tempestade chegou ao fim, após um grande apagão afetar mais de três milhões de consumidores e provocar um terremoto político no Brasil.
O presidente da companhia, Guilherme Lencastre, afirmou em uma coletiva de imprensa que 36.000 clientes ainda estão sem eletricidade, número que representa uma “operação muito próxima da normalidade”.
A empresa concessionária está “mantendo a operação como se ainda estivéssemos em crise, embora já não estejamos mais em crise”, assegurou Lencastre, que acrescentou que o número total de clientes afetados pela falta de energia foi de 3,1 milhões.
Após dias de instabilidade no fornecimento de energia, a Enel informou que a situação está sendo normalizada gradualmente, mas que ainda existem desafios a serem superados para garantir a total normalidade.
O apagão gerou repercussão em todo o país, com autoridades e especialistas debatendo sobre a segurança do sistema elétrico e a necessidade de investimentos em infraestrutura para evitar novos episódios como este.
É importante ressaltar que a Enel se comprometeu a investigar as causas do apagão e adotar medidas preventivas para evitar que algo semelhante ocorra no futuro.