Eleições nos EUA: cenário incerto a menos de 20 dias do pleito com Kamala Harris na frente de Trump, mas disputa acirrada.

A menos de 20 dias da eleição presidencial nos Estados Unidos, o cenário permanece incerto

A menos de 20 dias da eleição que vai decidir o próximo presidente dos Estados Unidos, a única certeza é o cenário incerto: as pesquisas nacionais continuam a indicar um empate técnico, com Kamala Harris numericamente à frente de Donald Trump —mas o republicano mantém vantagens importantes, inclusive em estados-chave.

Kamala disparou um entusiasmo inicial entre eleitores e doadores democratas, e arrecadou US$ 1 bilhão em três meses de campanha, mas isso não a fez se descolar do republicano nas intenções de voto.

Na reta final, ambos devem centrar esforços nos sete estados-pêndulo —destes, a Pensilvânia é considerada fundamental— e em convencer fatias relevantes do eleitorado, como as pessoas negras e os jovens, a ir votar.

Análise da campanha presidencial

O Café da Manhã desta quinta-feira (17) discute os contornos da campanha presidencial americana a menos de 20 dias da eleição. A correspondente da Folha em Washington, Fernanda Perrin, conta que estratégias as campanhas têm adotado em busca dos votos ainda em jogo, fala das regiões decisivas pro resultado e analisa como furacões, a guerra no Oriente Médio e até uma playlist e dancinhas podem impactar a corrida.

O programa de áudio é publicado no Spotify, serviço de streaming parceiro da Folha na iniciativa e que é especializado em música, podcast e vídeo. É possível ouvir o episódio clicando acima. Para acessar no aplicativo, basta se cadastrar gratuitamente.

Sobre o Café da Manhã

O Café da Manhã é publicado de segunda a sexta-feira, sempre no começo do dia. O episódio é apresentado pelos jornalistas Gabriela Mayer e Gustavo Simon, com produção de Lucas Monteiro e Paola Ferreira Rosa. A edição de som é de Raphael Concli e Thomé Granemann.

Sair da versão mobile