Cinema feminino em destaque: Mostra Internacional de Cinema de São Paulo traz produções dirigidas por mulheres em um em cada quatro filmes.

Mostra Internacional de Cinema de São Paulo destaca talento feminino

A 48ª Mostra Internacional de Cinema de São Paulo está trazendo cada vez mais destaque para produções dirigidas por mulheres. A presença feminina é evidente, representando aproximadamente uma em cada quatro obras exibidas no evento deste ano.

Com mais de 400 filmes selecionados, pouco mais de cem são dirigidos por mulheres, mostrando o crescimento e reconhecimento do talento feminino na sétima arte. Diversos filmes dirigidos por realizadoras iniciantes e veteranas estão em destaque, oferecendo ao público a oportunidade de prestigiar o cinema feito por mulheres.

Principais destaques:

Blue Sun Palace
EUA, 2024. Dir.: Constance Tsang. Com: Ke-Xi Wu, Lee Kang Sheng, Haixpeng Xu e Min Han Hsieh, 116 min. 14 anos
Duas massagistas estrangeiras em Nova York desenvolvem uma forte amizade baseada na confiança e no compartilhamento de vivências comuns. Este é o primeiro longa da diretora, que promete emocionar o público presente na Mostra.
Dias 19, às 15h15 (Cinesystem Frei Caneca 2); 21, às 15h20 (Espaço Augusta 4); e 27, às 21h40 (Cinesystem Frei Caneca 6)

Capitães de Abril
Portugal 2000. Dir.: Maria de Medeiros. Com: Stefano Accorsi, Maria de Medeiros, Frédéric Pierrot. 124 min. 14 anos
O filme retrata a Revolução dos Cravos em Portugal, trazendo à tona um importante momento histórico do país. Dirigido por Maria de Medeiros, a obra promete ser um dos destaques da Mostra.
Dias 19, às 18h (Cinemateca – Sala Grande Otelo); 25, às 21h50 (Cinesystem Frei Caneca 2); 28, às 19h15 (Cinesystem Frei Caneca 6)

O Clube das Mulheres de Negócios
Brasil, 2024. Dir.: Anna Muylaert. Com: Rafael Vitti, Luis Miranda e Irene Ravache. 95 min. 14 anos
Em um cenário de inversão de papéis de gênero, o filme aborda a fuga de três onças do cativeiro e suas consequências em um clube de campo frequentado pela elite. A diretora Anna Muylaert promete surpreender o público com esta produção inovadora.
Dias 29, às 20h50 (Cinesesc); e 30, às 14h (Espaço Augusta 1)

Um Dia Antes de Todos os Outros
Brasil, 2024. Dir.: Fernanda Bond e Valentina Homem. Com: Clarissa Pinheiro, Marianna Bittencourt e Elvira Helena. 73 min. 14 anos
Este filme retrata a história de uma trabalhadora doméstica que precisa lidar com um novo desafio inesperado. As diretoras prometem uma narrativa envolvente e emocionante, trazendo à tona questões complexas sobre relações humanas.
Dias 24, às 22h10 (Reserva Cultural 2); e 28, às 16h30 (Cinesystem Frei Caneca 4)

Sair da versão mobile