Alerta do TRE-SP: Falsas mensagens tentam roubar dados de eleitores sob pretexto de convocação de mesários para as eleições.

TRE-SP alerta sobre golpes envolvendo falsas convocações de mesários

O Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo (TRE-SP) divulgou um comunicado nesta quarta-feira, dia 16, alertando os eleitores sobre um golpe que vem sendo aplicado por meio de mensagens falsas que utilizam o nome da entidade para convocar mesários de forma fraudulenta. De acordo com o TRE-SP, o objetivo dessas mensagens é roubar dados pessoais para a aplicação de golpes.

A mensagem falsa, que contém informações alarmantes sobre multas para mesários que se recusarem a comparecer, direciona os indivíduos a um site que aparenta ser do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). No entanto, trata-se de um endereço oculto que tem o intuito de obter informações confidenciais e sensíveis dos usuários.

A legislação eleitoral prevê uma multa de R$ 17,56 para os mesários que faltarem ao compromisso eleitoral sem justificativa. Esse valor pode aumentar em até dez vezes, dependendo da situação econômica do indivíduo envolvido.

O TRE-SP destaca a importância de não clicar em nenhum link presente nas mensagens suspeitas e ressalta que existem canais oficiais para obter informações sobre a convocação de mesários, como o site https://www.tre-sp.jus.br/servicos-eleitorais/mesarios/convocacao-de-mesarios.

Caso haja dúvidas, os eleitores podem entrar em contato com os cartórios eleitorais ou ligar para a Central de Atendimento ao Eleitor, nos números 148 ou (11) 3130-2100.

A convocação dos mesários para as eleições municipais de 2024 encerrou em agosto. No primeiro turno, mais de 400 mil mesários atuaram em todo o estado de São Paulo. Já para o segundo turno, que ocorre no próximo domingo, mais de 200 mil mesários estarão presentes nos locais de votação.

Sair da versão mobile