Presidente do STF, Luís Roberto Barroso, diz ao The New York Times que Judiciário está sendo atacado e defende democracia.

Presidente do STF defende instituição em entrevista ao The New York Times

Em entrevista ao jornal norte-americano The New York Times, o presidente do STF (Supremo Tribunal Federal), Luís Roberto Barroso, fez declarações contundentes sobre a atual situação do Judiciário no Brasil. Barroso destacou que a instituição vem sendo alvo de ataques e defendeu-a de acusações de autoritarismo.

O que aconteceu

“Estamos defendendo vigorosamente a democracia”, afirmou Barroso na entrevista. Ele ressaltou que o radicalismo da extrema direita não é uma realidade exclusiva do Brasil, mas sim um movimento global. O presidente da Suprema Corte ainda destacou que o STF tem sido assertivo em suas decisões diante desse cenário. Ele também mencionou que a extrema direita tem atacado instituições, disseminado desinformação e, possivelmente, tentado um golpe de Estado, afirmação ainda sob investigação.

As reações do STF diante desses desafios foram apontadas como extremas pelo jornal. Barroso explicou que o contexto exigiu a tomada dessas medidas. “Logo após a eleição presidencial, havia acampamentos de milhares de pessoas em frente ao quartel do Exército clamando por um golpe”, relatou. “Tivemos a invasão do Congresso, do palácio presidencial e do Supremo Tribunal Federal”.

Sair da versão mobile