Fantasmas da norma culta assombram estudantes do Enem a um mês da prova, revela debate no Ciclo da Cidadania da Língua.

Fantasmas da Gramática: O Enem e as Palavras Arcaicas

Falta menos de um mês para o Enem, e as palavras arcaicas já começam a sair do armário, como fantasmas que se animam ao toque do calendário. “Quiçá”, “desejoso”, “conquanto” e outras relíquias do vernáculo, que nem nas cartas de amor de nossos avós se veem mais, começam a assombrar as mentes dos jovens que se preparam para o exame.

No entanto, os tempos são outros. A tal norma culta —ou melhor, a sua versão mais engessada e anacrônica— já não é mais requisitada nem pelos literatos nem pelos professores, e muito menos pelos leitores dos jornais. Nas páginas da Folha, por exemplo, não há traço de mesóclises ou estruturas sintáticas que só Cabral entenderia.

Esse fenômeno foi justamente o tema de debate na primeira sessão do Ciclo da Cidadania da Língua, realizado no Centro de Pesquisa e Formação do Sesc em São Paulo, com a organização da Associação Portugal Brasil 200 anos e apoio da Unesp. Comigo, Sérgio Rodrigues, colunista desta Folha, colocou o Enem em um terreno fértil para o retorno dos fantasmas colonialistas.

A mensagem que ecoou pelo Ciclo da Cidadania da Língua foi clara: a língua é território dinâmico, em constante movimento. Quem nela vive, como os jovens que farão o Enem, precisa libertar-se dos espectros antiquados e abraçar o presente. Porque, afinal, o português é bem mais do que um monte de regras; é o que falamos, o que escrevemos e, mais importante, o que vivemos.

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