Enel realiza apenas 1% das podas de árvores previstas em São Paulo, apontam dados da prefeitura

A Enel realizou este ano na cidade de São Paulo 1.730 podas de árvores próximas à rede elétrica, o que corresponde a apenas 1% do planejamento previsto para o ano, que era de 240,4 mil árvores. Segundo a Secretaria Municipal das Subprefeituras, em 2023 a Enel se comprometeu a cuidar de 248,6 mil árvores e realizou apenas 3% das podas planejadas em parceria com a prefeitura.

A Prefeitura de São Paulo alerta que existem atualmente outras 6.081 árvores em contato com a rede elétrica na cidade, representando riscos para a população e o sistema de distribuição de energia elétrica. Além das podas realizadas pela Enel, a administração municipal informou que foram podadas 132.809 árvores e removidas 10.029, uma média de 465 árvores por dia até outubro.

A Enel, em nota, destacou que realizou mais de 468 mil podas preventivas em sua área de concessão, sendo 159 mil somente na capital. A empresa também atendeu mais de 99% dos pedidos de podas solicitadas pela prefeitura de São Paulo, com 9,45 mil solicitações atendidas e 1,8 mil em andamento dentro do prazo de execução.

Após o temporal ocorrido na sexta-feira (11) na capital paulista, mais de 2,1 milhões de imóveis ficaram sem energia elétrica, gerando críticas ao Enel. O prefeito de São Paulo, Ricardo Nunes, responsabilizou a concessionária pela falta de energia, causada por problemas em 17 estações da empresa. Até o momento, 90.830 pontos de energia estão sem funcionamento.

O biólogo Ricardo Lopes Crispino, consultor ambiental, alerta para a necessidade de aumentar as equipes e profissionais qualificados para realizar as podas de árvores de forma adequada. Para ele, é crucial haver um mapeamento das árvores a serem podadas e uma melhor coordenação entre prefeitura e Enel para garantir um atendimento eficaz e seguro para a população.

Sair da versão mobile