Alerj aprova projeto para reinserir pais de pessoas com deficiência no mercado de trabalho e priorizar cursos profissionalizantes

Advertisement

Receba notícias no WhatsApp
Reprodução: Internet.

Na última terça-feira (15/10), a Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj) aprovou, em segunda discussão, o Projeto de Lei 5.619/22, proposto pelo deputado Samuel Malafaia (PL). A medida visa garantir prioridade nos cursos profissionalizantes oferecidos pelo Governo do Estado aos pais e responsáveis por pessoas com deficiência ou transtorno do espectro autista (TEA) após o falecimento da pessoa sob sua guarda.

O projeto determina que os responsáveis de pessoas com deficiência que necessitam de cuidados em tempo integral tenham a oportunidade de participar de cursos profissionalizantes. Isso tem o intuito de facilitar a reintegração ou entrada desses pais no mercado de trabalho. Para isso, o Poder Executivo poderá estabelecer parcerias com instituições privadas para oferecer os cursos.

Além disso, a proposta autoriza o Executivo a fornecer um auxílio mensal para famílias que demonstrarem dificuldade financeira após o cancelamento do Benefício Assistencial à Pessoa com Deficiência (BPC/LOAS), garantindo um valor igual ou superior ao salário-mínimo estadual. Também será possível propor convênios com o Conselho Nacional de Política Fazendária (CONFAZ) para incentivar a reinserção dessas pessoas no mercado de trabalho por meio de benefícios fiscais.

Advertisement

Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Alerj aprova projeto para reinserir pais de pessoas com deficiência no mercado de trabalho

Jornalista, radialista e produtora de conteúdo, apaixonada por cultura, turismo e pelo Rio

Sair da versão mobile