48ª Mostra Internacional de Cinema de São Paulo começa com 415 filmes de 82 países em exibição; confira a programação completa.

A 48ª edição da Mostra Internacional de Cinema de São Paulo, o maior e mais tradicional festival de cinema do Brasil, está prestes a começar na capital paulista. Com um total de 415 filmes de 82 países, distribuídos em 29 salas de cinema, espaços culturais e centros educacionais unificados (CEUs) pela cidade, a mostra promete um grande evento cinematográfico.

Uma das grandes novidades deste ano é a criação da Mostrinha, que terá uma programação dedicada a obras infantojuvenis. Com 22 títulos em destaque, como os filmes “Corações Jovens”, premiado no Festival de Berlim, e “Vivendo em Excesso” e “O Grande Natal dos Animais”, que foram destaque no Festival de Annecy, na França.

Além disso, a Mostrinha fará uma homenagem especial aos 30 anos do programa “Castelo Rá-Tim-Bum” da TV Cultura, e aos 25 anos do filme baseado na série de Cao Hamburger. Também será prestada uma homenagem ao renomado cartunista e escritor Ziraldo, com a exibição de filmes como “O Menino Maluquinho”.

A abertura oficial da Mostrinha acontecerá amanhã (17), na Sala São Paulo, com a exibição gratuita da animação “Arca de Noé”. Os ingressos para os demais filmes do evento custarão R$ 20 (inteira) e R$ 10 (meia-entrada).

A 48ª Mostra Internacional de Cinema terá ainda um foco especial no conflito do Oriente Médio, apresentando filmes como “Contos de Gaza”, “Israel Palestina na TV Sueca 1958-1989”, “A Lista” e “Linha Verde”. O evento também contará com a exibição do filme “Por que a Guerra?”, do diretor israelense Amos Gitai, retratando uma correspondência entre Albert Einstein e Sigmund Freud sobre como evitar a guerra.

Os homenageados deste ano incluem o cineasta indiano Satyajit Ray, que terá uma retrospectiva com sete filmes de sua autoria, e o ator italiano Marcello Mastroianni, com a exibição de seis filmes em que atuou para celebrar seu centenário de nascimento.

A Mostra Internacional de Cinema de São Paulo também terá uma itinerância, passando por Belém (PA) entre os dias 31 de outubro e 6 de novembro, e sendo levada para dez cidades paulistas pelo Sesc entre os dias 15 de novembro e 15 de dezembro.

Com uma programação diversificada e repleta de filmes premiados e homenagens especiais, a 48ª edição da Mostra Internacional de Cinema de São Paulo promete encantar e surpreender os amantes da sétima arte. Para mais informações e a programação completa do evento, acesse o site oficial da mostra.

Sair da versão mobile