Transferência de Elefantes no Quênia
No último censo nacional de vida selvagem, foi registrado um problema de superlotação na Reserva Nacional de Mwea, no Quênia. Com 156 elefantes presentes na reserva, mais de três vezes a capacidade recomendada, as criaturas começaram a se dispersar por assentamentos humanos próximos, causando danos aos ecossistemas locais.
Para resolver esse problema, o Quênia decidiu transferir 50 elefantes para um novo lar no Parque Nacional de Aberdare, que possui mais espaço e pode acomodar os animais de forma adequada.
A operação de realocação durou duas semanas e contou com a participação de especialistas em vida selvagem. Utilizando helicópteros, os elefantes foram sedados com dardos tranquilizantes, tiveram suas patas amarradas e foram transportados em caminhões enjaulados durante uma viagem de quatro horas para o noroeste.
Essa ação visa garantir o bem-estar dos elefantes e também proteger as comunidades locais, que estavam enfrentando danos em suas plantações, infraestrutura e propriedades devido à presença excessiva dos animais.
Com a transferência dos elefantes, espera-se que a Reserva Nacional de Mwea recupere o equilíbrio e que os elefantes possam viver em um ambiente mais adequado e seguro no Parque Nacional de Aberdare.