Presidentes dos Parlamentos do G20 se reúnem em Brasília para debater sobre um Mundo Justo e um Planeta Sustentável.

A capital brasileira, Brasília, está sendo palco da décima reunião dos presidentes dos parlamentos do G20, um grupo composto pelas maiores economias do mundo, além do Parlamento Europeu e a União Africana. Denominado P20, esse grupo foi estabelecido em 2010 com o intuito de engajar os parlamentares nas discussões do G20, visando fortalecer a colaboração global e a implementação dos acordos internacionais propostos pelo grupo de países.

Segundo o consultor legislativo da Câmara dos Deputados, Acauã Leotta, caso as decisões do G20 resultem em tratados ou acordos internacionais, tais documentos precisam passar pela ratificação dos parlamentos de cada nação. Portanto, a participação dos parlamentares desde o início das discussões auxilia na adoção das ações governamentais decorrentes das reuniões de chefes de Estado e de Governo.

O tema central da reunião dos presidentes dos parlamentos do G20 neste ano é “Parlamentos por um Mundo Justo e um Planeta Sustentável”. Com o Brasil na presidência do G20 em 2021, o foco está no desenvolvimento sustentável, assim como na formação de uma aliança contra a pobreza e a fome, e na reforma da governança global.

Acauã Leotta destaca os avanços conquistados pelo Brasil à frente do G20 neste ano, incluindo a criação de forças-tarefas e uma aliança contra a pobreza e a fome, além da mobilização contra as mudanças climáticas e a recente adoção de um texto sobre a reforma da governança global durante o encontro de chancelares do G20.

Reuniões preparatórias e ações do Brasil

Desde que assumiu a presidência do G20 em dezembro do ano anterior, o Brasil realizou 130 reuniões preparatórias para a cúpula de chefes de Estado e de Governo que ocorrerá no Rio de Janeiro nos dias 18 e 19 de novembro. A presidência do G20 é rotativa entre os membros, com cada país ocupando o cargo por um ano. Após o Rio, o Brasil passará a presidência para a África do Sul.

O Brasil, como presidente do G20, também lidera o grupo de parlamentos. Nesse contexto, organizou a primeira Reunião de Mulheres Parlamentares do P20 em Maceió, com a participação da deputada Benedita da Silva (PT-RJ), que discutiu propostas prioritárias do governo brasileiro e temas relevantes para as mulheres, como inclusão no mercado de trabalho, na política e o combate à violência.

Busca por soluções globais

O G20 foi criado em 1999 com o objetivo de encontrar soluções para crises financeiras em países emergentes. Inicialmente focado em coordenar respostas macroeconômicas e financeiras globais, o grupo passou a ser liderado pelos chefes de Estado e de Governo após a crise econômica nos Estados Unidos em 2008. A agenda de debates foi ampliada para abranger temas políticos e sociais.

Da Agência Câmara de Notícias

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

Sair da versão mobile