Presidente tem itens impopulares para escolher após as eleições
Após a eleição, o presidente terá diversos itens impopulares para escolher, incluindo medidas para conter o crescimento das despesas com o Benefício de Prestação Continuada (BPC), mudar as regras do seguro-desemprego e regular os super salários do funcionalismo público. Entre as medidas ainda em discussão está a revisão da aposentadoria dos militares.
O foro de discussão sobre essas medidas está dentro do próprio governo. O Ministro da Fazenda, Fernando Haddad, apresentou o cardápio ao presidente, que ouviu atentamente e mostrou-se receptivo. No entanto, é sabido que a decisão final geralmente é tomada de forma solitária. Agora, é a vez do presidente ouvir as opiniões de outras partes, como o ministro da Casa Civil.
Uma vez aprovado pelo presidente, as medidas precisarão passar pelo crivo do Congresso. A maioria delas exigirá mudanças na legislação, o que pode atrasar a implementação, mas também gera urgência para negociá-las.
O governo planeja negociar com os candidatos à presidência da Câmara a votação das medidas em troca de apoio ou neutralidade na disputa entre eles.