MEC anuncia oferta de 1,25 milhão de vagas para curso de educação especial na perspectiva inclusiva para formação de professores

O Ministério da Educação (MEC) divulgou nesta terça-feira (15) uma iniciativa para formação de professores em educação especial na perspectiva da inclusão. Serão ofertadas 1,25 milhão de vagas para cursos online voltados para educadores que atuam na educação básica. As inscrições para as primeiras 250 mil vagas estarão disponíveis a partir da próxima segunda-feira (21) nos sites das 50 instituições de ensino superior parceiras.

Segundo o MEC, o objetivo do curso é aprimorar o trabalho pedagógico nas escolas, visando atender às necessidades educacionais especiais de alunos com deficiência, transtornos globais de desenvolvimento e altas habilidades/superdotação. O curso terá carga horária total de 120 horas e está previsto para iniciar em março de 2025.

A Universidade Aberta do Brasil (UAB), em parceria com a Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ) e a Universidade Federal de Goiás (UFG), será responsável pela formação. Os conteúdos serão divididos em quatro módulos, abordando temas como direitos humanos, diversidade, práticas pedagógicas inclusivas, entre outros.

Além disso, o Censo Escolar 2023 apontou que 1,5 milhão de alunos da educação especial estavam matriculados em classes comuns na rede pública. Com a oferta dessas vagas para formação de professores em educação inclusiva, o MEC busca promover uma melhor qualidade de ensino e uma maior inclusão de alunos com necessidades especiais.

Neste contexto, o ministro da Educação, Camilo Santana, aproveitou o Dia dos Professores para anunciar que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva irá apresentar novas medidas de valorização e reconhecimento da carreira docente no Brasil ainda neste mês de outubro. Essas ações têm como objetivo incentivar a formação e atratividade da carreira docente no país.

Sair da versão mobile