Neste Dia dos Professores, a questão do uso de celulares em sala de aula se destaca como um dos principais desafios a serem enfrentados para melhorar a qualidade das aulas. Especialistas em educação apontam a necessidade de oferecer condições e capacitação aos professores para lidar com essa realidade em constante evolução.
O professor Gilberto Lacerda dos Santos, do Departamento de Educação da Universidade de Brasília, destaca a importância da formação inicial e continuada dos docentes diante desses desafios. Ele ressalta a necessidade de políticas públicas que garantam essa formação e apoio, para que os professores estejam preparados para integrar as novas tecnologias de forma atrativa em suas aulas.
Por sua vez, o pesquisador Fábio Campos, do Laboratório de Aprendizagens Transformadoras com Tecnologia da Universidade de Columbia (EUA), enfatiza a complexidade da presença dos celulares em sala de aula. Ele aborda a necessidade de orientações sobre o uso virtuoso desses dispositivos, alertando para os problemas crescentes de saúde mental relacionados ao uso excessivo.
Recentes pesquisas apontam que a maioria das escolas brasileiras já adota regras para o uso de celulares pelos alunos, com algumas instituições proibindo totalmente o uso do aparelho durante as aulas. No entanto, especialistas alertam para a importância de uma discussão mais ampla e aprofundada sobre o tema, bem como a necessidade de políticas nacionais de uso da tecnologia na educação.
Em um cenário em que a tecnologia se torna cada vez mais presente, é fundamental que professores, alunos e instituições de ensino busquem formas de integrar essas ferramentas de forma eficaz e benéfica para o processo educativo. A conscientização sobre os riscos e benefícios do uso de celulares em sala de aula é essencial para garantir um ambiente de aprendizagem saudável e produtivo.