Apenas 68% dos trabalhadores habilitados sacaram abono salarial; R$ 228,65 milhões ainda disponíveis para saque

No mês de setembro, mais de 700 mil trabalhadores estavam habilitados para receber o abono salarial, porém apenas 475.933 realizaram o saque, de acordo com informações do Ministério do Trabalho e Emprego. Isso significa que 247.754 beneficiários ainda não efetuaram o saque, totalizando um montante de R$ 228,65 milhões disponíveis para saque. Os trabalhadores têm até o dia 27 de dezembro para retirar esses valores, que estão disponíveis na Caixa Econômica Federal e no Banco do Brasil.

Na Caixa, o pagamento é feito prioritariamente por crédito em conta, especialmente para aqueles que possuem conta corrente, conta poupança ou conta digital. Além disso, o depósito pode ser feito pelo aplicativo Caixa Tem, em conta poupança social digital aberta automaticamente pela Caixa. Para os não-correntistas, o pagamento será realizado nas agências, lotéricas, autoatendimento, Caixa Aqui ou por outros canais de pagamento oferecidos pela instituição.

Já os pagamentos do abono salarial através do Banco do Brasil serão feitos principalmente por crédito em conta bancária, transferência via TED, via PIX ou de forma presencial nas agências de atendimento para trabalhadores não correntistas e que não possuem PIX.

Até agosto, dos mais de 26 milhões de trabalhadores contemplados, 723.687 ainda não haviam retirado os valores a que têm direito, reforçando a importância de não deixar o saque para a última hora.

Para aqueles que solicitaram revisão do abono salarial por meio de recurso administrativo, os pagamentos serão feitos mensalmente, todo dia 15 ou no primeiro dia útil subsequente, conforme informado pelo Ministério do Trabalho em Brasília. É fundamental que os trabalhadores atendam aos critérios de habilitação estabelecidos, como estar cadastrado no PIS/PASEP há pelo menos cinco anos, ter recebido até dois salários-mínimos de remuneração mensal de empregadores participantes do programa, ter exercido atividade remunerada por pelo menos 30 dias no ano-base e ter seus dados informados corretamente pelo empregador.

Para mais informações, os trabalhadores podem contatar os canais de atendimento do Ministério do Trabalho e Emprego e as Superintendências Regionais do Trabalho, pelo telefone 158.

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