Washington Olivetto: O Adeus a um Ícone da Publicidade
No último domingo, o mercado de mídia perdeu um de seus maiores nomes, Washington Olivetto, aos 73 anos. Internado no Rio de Janeiro há cinco meses, o publicitário deixou um legado marcante no cenário brasileiro.
Conhecido por elevar a propaganda nacional a um patamar de orgulho, Olivetto ficou imortalizado em campanhas como do garoto Bombril e “Meu Primeiro Sutiã” da Valisère, além de ter sido um dos mentores da Democracia Corinthiana.
Nascido em São Paulo e torcedor fervoroso do Corinthians, Olivetto iniciou sua carreira aos 18 anos como estagiário em uma pequena agência, passando depois pela DPZ até fundar a W/Brasil em 1986, empresa que hoje atende pelo nome de WMcCann.
Internacionalmente reconhecido, o publicitário produziu o icônico comercial “Hitler”, premiado com o Leão de Ouro em Cannes em 1987. Suas campanhas foram as únicas brasileiras a figurarem na lista dos cem melhores comerciais no livro “The 100 Best TV Commercials and Why They Worked”.
Com mais de 50 prêmios conquistados nos festivais de Cannes e sendo o único latino-americano a receber um prêmio Clio em 2001, Olivetto deixou sua marca na indústria publicitária nacional e internacional.
A WMcCann, sob sua liderança, tornou-se uma das cinco maiores agências do Brasil em 2023, com o mercado investindo cerca de R$ 23,4 bilhões na compra de espaço de mídia, representando um aumento de 10% em relação ao ano anterior, de acordo com dados da Cenp.
Azul e Gol: Rumo a uma Possível Fusão?
As companhias aéreas Azul e Gol estão em negociações para uma possível fusão. Concorrentes no mercado brasileiro e enfrentando dificuldades financeiras, a união dos negócios poderá ser uma solução a médio prazo para ambas as empresas.
Com a Gol em processo de recuperação judicial nos Estados Unidos e a Azul negociando suas dívidas diretamente com fornecedores, a fusão traria potenciais ganhos de sinergia, reduzindo custos operacionais e fortalecendo a posição das companhias no mercado.
A preocupação quanto aos impactos concorrenciais da fusão é válida, uma vez que as duas empresas somadas detêm cerca de 30% do mercado brasileiro, ficando atrás da líder LatAm, com 40%. Contudo, a parceria entre Gol e Azul pode trazer benefícios aos clientes, simplificando a oferta de voos e ampliando as opções de destinos.
Mesadas: O Uso do Dinheiro em Espécie e a Educação Financeira
Uma pesquisa recente mostrou que a preferência pelo dinheiro em espécie ainda é a escolha de 59% dos pais e responsáveis no Brasil na hora de oferecer mesadas aos filhos. Contudo, com a ascensão dos pagamentos digitais, o cenário poderá evoluir no futuro.
Contas especiais para crianças oferecidas por bancos e a popularização de serviços digitais estão mudando a forma como as mesadas são administradas, buscando promover a educação financeira desde cedo e preparar as novas gerações para lidarem com o dinheiro de forma consciente.
Desempenho da MRV na Bolsa de Valores
A construtora MRV viu suas ações liderarem as perdas no pregão da última sexta-feira, refletindo as incertezas econômicas que impactaram o mercado de ações como um todo. Apesar da queda, os dados financeiros da empresa no terceiro trimestre foram bem avaliados por analistas, sinalizando uma possível recuperação no médio prazo.