Governador de SP busca apoio do TCU para pressionar Aneel sobre demora na normalização do fornecimento de energia pela Enel.

Governador de São Paulo critica Aneel e Enel por demora na normalização do fornecimento de energia

O governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), demonstrou insatisfação com a omissão da Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica) em relação à Enel, distribuidora de energia no estado, durante uma conversa com o presidente do TCU (Tribunal de Contas da União), Bruno Dantas, na noite deste sábado (12).

O motivo da queixa do governador foi a demora na normalização do fornecimento de energia em diversas regiões do estado, especialmente na Grande São Paulo, após a tempestade que ocorreu na sexta-feira (11).

A situação ainda afeta cerca de 1 milhão de clientes que continuam sem luz, e a previsão é de que o serviço só seja completamente restabelecido no início desta semana.

Durante a conversa, Tarcísio solicitou a Dantas que o TCU atue para pressionar a Aneel a ser mais enérgica com a Enel. A agência está atualmente sendo alvo de um processo no tribunal de contas, com relatoria do ministro Augusto Nardes, que deve ser julgado em novembro.

No sábado, o governador também usou suas redes sociais para cobrar uma ação mais incisiva da Aneel, chegando a pedir a revogação do contrato com a Enel. “Mais uma vez, a Enel decepcionou os consumidores de São Paulo. Se o Ministério de Minas e Energia e, principalmente, a Aneel, tiverem respeito pelos cidadãos paulistas, o processo de caducidade deve ser iniciado imediatamente”, escreveu ele em uma publicação.


LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar sete acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

Sair da versão mobile