Conflitos armados na África interrompem educação de 2,8 milhões de crianças, alerta relatório da ONU.

Conflitos na África tiram milhares de crianças da escola

Por: Jornalista X

No continente africano, a educação de cerca de 2,8 milhões de crianças na África Ocidental e Central está em risco devido aos embates armados e à atuação de grupos terroristas. A situação é particularmente crítica na Nigéria e em Camarões.

De acordo com um relatório recente das Nações Unidas, os conflitos armados em curso nessas regiões devastaram comunidades e deslocaram milhões de pessoas, resultando no fechamento de mais de 14 mil escolas até o segundo trimestre de 2024 – mil escolas a mais do que no ano anterior.

O número global de crianças fora da escola totaliza 250 milhões, conforme dados de 2023 da Unesco. A África Subsaariana é responsável por cerca de 30% de todas as crianças que não frequentam a escola em todo o mundo, e infelizmente, esse número está aumentando.

“O principal desafio que essas crianças enfrentam não está relacionado à obtenção de educação, mas sim ao acesso às necessidades básicas de sobrevivência – alimentos, água e serviços médicos”, afirmou à DW Ibrahim Baba Shatambaya, professor de ciências políticas da Usmanu Danfodiyo University Sokoto, na Nigéria.

Fonte: Não citada

Sair da versão mobile