Concurso do BNDES tem quase 48 mil candidatos aprovados em provas; abstenção foi de 52,78%

Concurso BNDES: mais de 47 mil candidatos concluem provas

O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) divulgou, neste domingo (13), que um total de 47.959 candidatos finalizaram as duas etapas de provas do seu primeiro concurso público em 12 anos. O índice de abstenção alcançou 52,78% em relação aos 90.871 inscritos.

De acordo com o BNDES, a aplicação das provas objetivas e discursivas transcorreu sem problemas. O presidente do banco, Aloizio Mercadante, destacou que “a realização do primeiro concurso do BNDES após 12 anos ocorreu dentro da normalidade, assegurando a tranquilidade necessária para todos os participantes”.

Para Mercadante, a reabertura de oportunidades de emprego no BNDES sob a gestão do presidente Lula contribui para fortalecer a atuação da instituição no combate à crise climática e para impulsionar o desenvolvimento e crescimento da economia brasileira.

O banco também ressaltou que o índice de abstenção foi semelhante ao registrado no Concurso Nacional Unificado e inferior ao da seleção do Banco Central, que ficou em 62,20%.

A divulgação da nota preliminar da prova discursiva está prevista para 27 de novembro deste ano, enquanto a nota final, após recursos, será anunciada em 13 de dezembro. A lista final de aprovados e os classificados para o cadastro de reserva será publicada em 30 de janeiro de 2025.

O concurso oferece 150 vagas imediatas e mais 750 para formação de cadastro de reserva. Pela primeira vez na história, o BNDES destinou uma cota de 30% para pessoas negras e reservou 15% das vagas para pessoas com deficiência (PcD).

Os aprovados para o cargo de analista terão salário inicial de R$ 20,9 mil, com benefícios como assistência à saúde, auxílio educacional para filhos e plano de previdência complementar, em uma jornada de trabalho de 35 horas semanais.

As 150 vagas de analista estão distribuídas em 13 áreas de atuação, tais como Administração, Análise de Sistemas (Desenvolvimento, Suporte e Cibersegurança), Direito, Economia, Engenharia, entre outras.

Os selecionados deverão atuar no escritório do BNDES no Rio de Janeiro, com possibilidade de serem deslocados para Brasília, São Paulo ou Recife. Além disso, é requisitada disponibilidade para viagens a serviço pelo Brasil ou exterior, de acordo com o edital.

Sair da versão mobile