ONG Médicos Sem Fronteiras retoma atendimento a migrantes na floresta do Estreito de Darién, meses após expulsão por denúncias de violência.

ONG Médicos Sem Fronteiras retoma atendimento aos migrantes na floresta do Estreito de Darién

A ONG Médicos Sem Fronteiras (MSF) voltou a oferecer assistência aos migrantes que atravessam a perigosa floresta do Estreito de Darién, no Panamá, em direção aos Estados Unidos. Essa retomada ocorre meses depois de a organização ser expulsa do local, depois de denunciar um aumento nos casos de violência sexual contra os viajantes.

“A Médicos Sem Fronteiras reiniciou suas operações na Estação de Recepção Migratória de Lajas Blancas, na saída da floresta de Darién”, declarou a organização em comunicado divulgado nesta sexta-feira (11).

O abrigo de Lajas Blancas é um centro criado pelo governo do Panamá, em parceria com organizações internacionais, para prestar assistência aos migrantes que entram no país através da floresta de Darién, na fronteira com a Colômbia.

Com a retomada das atividades da Médicos Sem Fronteiras, os migrantes que enfrentam os perigos da jornada pelo Estreito de Darién terão acesso a cuidados médicos essenciais, respeitando os princípios de assistência humanitária da organização.

É importante ressaltar que a ação da MSF é fundamental para garantir que os migrantes em situação vulnerável recebam atendimento adequado durante sua travessia, evitando assim que sejam vítimas de violência e abusos.

© 2021 Jornalismo Online – Todos os direitos reservados
Sair da versão mobile