Senado aprova sessão especial para celebrar o Outubro Rosa e conscientizar sobre prevenção do câncer de mama.

Na última terça-feira (8), os senadores do Brasil aprovaram por unanimidade o requerimento para a realização de uma sessão especial em homenagem ao Outubro Rosa. A iniciativa, proposta pela senadora Leila Barros (PDT-DF) por meio do RQS 678/2024, contou com o apoio de outros 22 parlamentares.

O Outubro Rosa é uma campanha mundial de conscientização sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama, sendo esta a doença mais comum entre as mulheres no Brasil, de acordo com dados do Instituto Nacional de Câncer. Com a realização da sessão especial, pretende-se reforçar a necessidade do diagnóstico precoce, que pode aumentar em mais de 90% as chances de cura, além de fortalecer as políticas públicas voltadas para a prevenção, tratamento e apoio às mulheres que enfrentam essa enfermidade, como ressalta a senadora Leila.

A cada ano, aproximadamente 70 mil novos casos de câncer de mama são registrados no país, o que demonstra a importância de campanhas como o Outubro Rosa. Mais do que uma simples ação de prevenção, este movimento visa promover o empoderamento feminino, incentivando a autopercepção, o autocuidado e a superação de barreiras culturais que ainda impedem muitas mulheres de buscar o diagnóstico precoce, conforme destaca Leila.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

Sair da versão mobile