Reeleição de prefeitos em 2024: 80,6% dos candidatos conquistaram mais quatro anos no cargo, aponta TSE

Nas eleições municipais de 2024, mais de 3 mil prefeitos buscaram a reeleição e, surpreendentemente, a maioria deles obteve sucesso. De acordo com os dados divulgados pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), 80,6% dos prefeitos que tentaram se manter no cargo foram reeleitos.

Isso significa que, dos 3.034 prefeitos em busca da reeleição, 2.444 conseguiram garantir mais quatro anos à frente das administrações municipais. Por outro lado, 590 prefeitos foram derrotados pelos seus adversários e terão que deixar seus cargos.

Esses números revelam que cerca de 44,67% dos prefeitos eleitos em 2024 conquistaram a reeleição, enquanto os outros 55,33% serão novos na gestão municipal a partir de 2025.

Em alguns estados, a taxa de sucesso dos prefeitos que buscaram a reeleição foi ainda mais expressiva. Em Roraima, por exemplo, todos os 10 prefeitos que tentavam se reeleger foram bem-sucedidos, mostrando uma forte preferência dos eleitores pela continuidade. Já em Alagoas, apenas um dos 55 prefeitos que almejavam permanecer no cargo não conseguiu a reeleição.

Em contrapartida, o estado de São Paulo teve o menor percentual de prefeitos reeleitos, com apenas 70,95% conseguindo se manter no cargo. Em Minas Gerais, o estado com o maior número de municípios do país, dos 455 prefeitos que buscaram a reeleição, 375 conseguiram se reeleger, representando uma taxa de 82,41% de sucesso.

Esses resultados refletem o cenário político brasileiro e a preferência dos eleitores em relação à continuidade ou renovação nos cargos públicos. Ainda que os números possam sofrer alterações devido a decisões judiciais, o fato é que a maioria dos prefeitos conquistou a tão desejada reeleição nas eleições municipais de 2024.

Sair da versão mobile