Agência BrasilDestaque

Eduardo Paes reeleito prefeito do Rio de Janeiro com mais de 60% dos votos; veja a composição da nova Câmara Municipal

No último domingo, chegou ao fim o primeiro turno das eleições municipais de 2024 no Rio de Janeiro, com a reeleição do candidato do PSD, Eduardo Paes, para a prefeitura da cidade. Paes obteve uma expressiva votação, conquistando 60,47% dos votos válidos, totalizando 1.861.856 votos.

Além da eleição para prefeito, a capital fluminense também definiu os 51 vereadores que ocuparão o Palácio Pedro Ernesto, sede da Câmara Municipal do Rio de Janeiro. O Partido Social Democrático (PSD), de Eduardo Paes, foi o grande destaque, liderando em número de candidatos eleitos, com um total de 16 vereadores, um aumento de três em relação à bancada anterior.

Outros partidos que também se destacaram na eleição para vereador foram o Partido Liberal (PL), com sete cadeiras; o Partido dos Trabalhadores (PT) e o Partido Socialismo e Liberdade (PSOL), ambos com quatro vereadores eleitos. Além disso, o Movimento Democrático Brasileiro (MDB), Progressistas (PP), Republicanos e Podemos elegeram três vereadores cada.

A representatividade feminina também teve um aumento significativo, passando de 11 para 12 vereadoras eleitas. Dentre os vereadores mais votados, destaca-se Carlos Bolsonaro (PL), filho do ex-presidente Jair Bolsonaro, que obteve 130.480 votos, seguido por Marcio Ribeiro (PSD) com 56.770 votos e Tainá de Paula (PT) com 49.986 votos.

É importante ressaltar que dias antes das eleições, a candidata Tainá de Paula foi vítima de um atentado a tiros em Vila Isabel, na zona norte do Rio de Janeiro. A nova bancada de vereadores e vereadoras eleitos já está disponível para consulta.

Com uma eleição marcada por altas votações e uma renovação na composição da Câmara Municipal, a política do Rio de Janeiro passa por mudanças significativas, refletindo o cenário político atual do país.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo