O Governo de São Paulo lança novo programa para formação de agentes culturais
No próximo dia 9, o Governo de São Paulo dará início ao CultSP Pro – Escolas de Profissionais da Cultura, uma iniciativa voltada para a formação de agentes do setor cultural. Esse programa substituirá o antigo Oficinas Culturais, encerrado pela secretária estadual de Cultura, Marilia Marton, este ano, causando surpresa e gerando críticas no meio cultural.
O CultSP Pro terá sua sede na Oficina Cultural Oswald de Andrade, localizada no bairro do Bom Retiro, além de contar com outros espaços no estado. O governo anunciou um investimento de R$ 153,6 milhões até 2029 para o programa, que oferecerá uma variedade de cursos, palestras, mostras e laboratórios. A expectativa é de que sejam implementadas aproximadamente 500 atividades formativas e complementares até o final deste ano.
Segundo a Secretaria estadual de Cultura, a mudança para o CultSP Pro foi resultado de um amplo diálogo com diferentes segmentos da indústria criativa e não foi considerada um encerramento, mas sim uma reformulação do antigo programa.
Tablado
Na última sexta-feira (4), as atrizes Danielle Winits e Claudia Ohana receberam convidados na estreia da peça “Toc Toc”, dirigida por Alexandre Reinecke, em São Paulo. O espetáculo, que tem também André Gonçalves no elenco, está em cartaz no Teatro Procópio Ferreira. Riba Carlovich e Miguel Menezzes estiveram presentes, assim como as atrizes Carolina Stofella e Maria Helena Chira.